Notícia

Pesquisadores mostraram que novos neurônios são criados durante a vida toda

Fonte: Neurocurso.com
10/06/2013
Pesquisadores mostraram que novos neurônios são criados durante a vida toda

Cientistas mostraram que novos neurônio são criados no cérebro durante toda a vida (Imagem: Paul De Koninck).

Em um estudo publicado na revista científica Cell, pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, mostraram que um grande número de neurônios são gerados no hipocampo de humanos adultos – tema que tem sido debatido há muito tempo pela comunidade acadêmica. O hipocampo é uma região do cérebro crucial para a habilidade de aprender e lembrar. Para chegar a essa conclusão,  os cientista mediram a quantidade de caborno-14 encontrada em humanos. Os resultados trazem informações importantes na compreensão do desenvolvimento do cérebro e cognição em humanos adultos.

Esta estratégia única, usando datação por carbono para revelar a produção – ou a falta – de novos neurônios no cérebro humano, foi desenvolvido pelo professor Jonas Frisén e seu grupo de pesquisa no Karolinska há alguns anos. Devido a vários testes nucleares realizados durante a Guerra Fria nas décadas de 1950 e 1960, houve  um aumento da concentração de carbono-14 no DNA de plantas e animais. Os pesquisadores compararam a concentração de carbono-14 nos neurônios com as concentrações desse isótopo radioativo encontrado na atmosfera no passado e conseguiram determinar em que ano cada neurônio foi gerado.

“Pensou-se durante muito tempo que nós nascíamos com um certo número de neurônios e que era impossível obter novos neurônios após o nascimento”, diz Jonas Frisén. ”Há vários anos sabe-se que existe de fato alguma produção de novos neurônios no cérebro humano adulto, mas até que ponto e qual a relevância dessa produção para o funcionamento do cérebro não tem sido clara. Neste estudo, nós fornecemos evidências de que há neurogênese substancial no hipocampo humano ao longo da vida, o que sugere que os novos neurônios podem contribuir para a função cerebral”.

A pesquisa mostrou que mais de um terço dos neurônios do hipocampo são periodicamente renovados durante a vida. A cada dia cerca de 1.400 neurônios nascem no cérebro humano adulto e essa taxa diminui ligeiramente durante o envelhecimento.

Com informações do Instituto Karolinska.

Referência:

Kirsty L. Spalding, Olaf Bergmann, Kanar Alkass, Samuel Bernard, Mehran Salehpour, Hagen B. Huttner, Emil Bostro, Isabelle Westerlund, Céline Vial, Bruce A. Buchholz, Göran Possnert, Deborah C. Mash, Henrik Druid, and Jonas Frisén. Dynamics of Hippocampal Neurogenesis in Adult Humans. Cell, online 6 June 2013. Doi: 10.1016/j.cell.2013.05.002.