Notícia

Artigo - Psiconeuroimunologia

Fonte: http://tcpsicologia.com.br/site/index
06/05/2013
Artigo - Psiconeuroimunologia

Em pleno século XXI, nesse admirável mundo novo da pós modernidade, das ciências pós-modernas como a cibernética, a inteligência artificial, os ciclos neurais e tantas outras, esperava-se que, nessa altura do desenvolvimento humano, existisse maior equilíbrio na relação do homem com os outros sistemas, e que houvesse, principalmente, maior harmonia entre as civilizações.

No entanto e apesar dos avanços em todas as áreas, seres humanos e civilizações continuam adoecendo, seria- mente. Estamos vivendo um período em que um grupo significativo de profissionais da saúde clama por uma nova visão do paciente e da doença, e por um novo olhar sobre a relação com o mundo.

Surge assim a necessidade de compreender e expandir o conceito biopsicossocioespíritual-ecológíco ou seja, o ser no mundo, sua razão de existir e sua inter-relação com os diversos sistemas. É sob esse paradigma que a Psiconeuroimunologia, a ciência que estuda as relações entre os sistemas psicológico, neurológico, endócrino e imunológico, desenvolve suas pesquisas aqui no Brasil.

Muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas em grandes universidades americanas e tem se demonstrado como o sistema imunológico pode ser influenciado por processos mentais através da educação, treinamento e imaginação.

Minha área de estudo – e um grande desafio - é a aplicação, na prática clínica, de metodologias e protocolos que possibilitem uma verificação confiável da resposta imunológica.

Mudar pode significar colocar em risco as nossas certezas, é ousar sair do território conhecido para aventurar-se por novos caminhos, é buscar transformar a realidade de forma melhor, coerente e responsável. Ao levantar interrogações e dúvidas, rompemos com a coerência do óbvio e permitimo-nos criar novas perspectivas e dinâmicas. Muitas descobertas científicas estão acontecendo, mas, mesmo assim, nossa humanidade continua adoecendo.

O que me motiva, cada dia mais, a seguir em frente é que percebo que estamos caminhando a passos largos rumo a um futuro onde, finalmente, a saúde será mais estudada, e haverá a compreensão da importância e da necessidade de um trabalho preventivo, quando se investirá muito mais em saúde e na busca do entendimento do fenômeno psiconeuroendócrinoimunológico.

-... “o fracasso de regras existentes é o prelúdio para uma busca de novas regras”...

“A emergência de novas teorias é geralmente precedida por um período de insegurança profissional pronunciada, pois exige a destruição em larga escala de paradigmas e grandes alterações nos problemas e técnicas da ciência normal.” (Kunt, p95).

E ainda, "O significado das crises consiste exatamente no fato de que indicam que é chegada a ocasião para renovar os instrumentos”... (Kunt, pl05).

Essas reflexões e inquietações são alguns dos motivos que me levam ao estudo e à prática da promoção da saúde.

TERESA CRISTINA MAIA MOTTA

Psicóloga clínica e membro da Sociedade Americana de Ciência e Pesquisa em Psiconeuroimunologia

Artigo publicado no Guia Lótus - Revista holística e cultural - Ano XXI, nº 210,setembro de 2008